segunda-feira, 30 de março de 2009
Street Fighter
Os mais velhinhos se lembram bem de quando Street Fighter reinava soberano nos Árcades e vídeo games a algum tempo atrás, trazendo gente de todas as idades e sexo para jogar esse, que foi um dos percussores dos jogos de luta. Ele não foi o primeiro, antes dele existiu um game chamado Victronics' Warrior de 1979,para Árcades, com gráficos vetoriais em que dois cavaleiros lutavam vistos de cima, mais tarde, em 1984 surge o jogo Karate Champ da Data East considerado o primeiro jogo de luta para dois jogadores apresentando dois controles. Nele você participava de um campeonato de Karate reproduzindo o Kata e lutando contra adversários karatekas!
Um ano depois a Konami, criadora da série Castlevania, entraria no mundo das lutas com o game Yie-Ar Kung Fu que trazia gráficos impressionantes para a época com muitos detalhes de cenários e personagens diferentes. A Capcom, percebendo as inúmeras possibilidades de mercado dos jogos de luta resolveu criar o seu próprio, nascendo assim em 1987 Street fighter ,onde você podia jogar com Ryu ou ken , dois lutadores de Karate que viajavam o mundo atrás de outros lutadores de varias nacionalidades. Esse foi o primeiro jogo de luta que usou a mudança de golpes fortes e fracos além da possibilidade de fazer os famosos Hadouken (Bola de Fogo) Shoryuken(Soco do Dragão) e Tatsumaki Sepukiako (Chute Furacão),golpes especiais que arrancavam mais energia dos adversários. Os gráficos 2D eram limpos, fluíam melhor só que a jogabilidade ainda era um pouco dura.
Algumas curiosidades desse primeiro jogo
- Você só podia usar o Ryu no controle um e Ken no controle dois e todos os outros personagens eram controlados apenas pela maquina.
- O jogo se passava em cinco países,Japão,China,Inglaterra,Tailândia e EUA, cada um com dois oponentes, totalizando dez lutadores. Além disso, tirando Ryu, Ken e Sagat, nenhum voltou para a continuação direta, Street Fighter II: The World Warrior.
- O primeiro jogo da série Final Fight, também da Capcom se chamaria Street Fighter ’89, mas por causa da mudança na jogabilidade o nome foi alterado.
- Street foi o primeiro da série que trouxe os Bônus Stage em que antes da mudança dos paises, você deveria completa-los para ganhar mais pontos e se divertir mais,em um você quebrava telhas apertando o botão rapidamente e no outro o jogador tinha que acertar placas de madeira seguradas por outros lutadores.
- Ryu e Ken usavam sapatilhas da mesma cor de suas luvas e o estilo de luta dos dois não é Shotokan, mas sim Ansatsuken.
Em 1991, quatro anos depois do primeiro é lançado Street Fighter II: The World Warrior,o verdadeiro PAI de todos jogos de lutas onde você poderia usar diferentes personagens de varias nacionalidades como Ryu e E. Honda do Japão, Chun Li da China, Guile e Ken Masters dos EUA, Blanka do Brasil, Zangief da antiga União Soviética e Dhalsim da Índia, os únicos que não eram selecionáveis eram os quatro chefes: Balrog dos EUA, Vega da Espanha e Sagat e M. Bison da Tailândia. Os Bônus Stages voltaram com novos desafios, ao invés de Telhas e Taboas de Madeira o jogador tinha que destruir carros e barris em pequenas fases antes das mudanças de paises.
A Jogabilidade era praticamente a mesma assim como o sistema de comandos para dar golpes especiais. O jogo era menos travado, com uma facilidade maior para utilizar os golpes especiais de cada personagem.os Bônus Stages voltaram com novos desafios
Street não teve tantas mudanças,a Grande “sacada” mesmo foi essa possibilidade de usar personagens com que o jogador mais se identificava em vez de usar sempre um personagem só, o que faria o jogo se tornar monótono. Além disso, depois de todo o sacrifício de lutar contra mais de 10 jogadores comandados pela maquina, passar pelas Bônus estages, o gamer era recompensado com um final para cada personagem depois de vencer M. Bison, o ultimo chefe. Quem não se lembra do final de Zanguief onde ele salvava Mikail Gorbachev, ex líder da União Soviética ?
Algumas curiosidades sobre o Street Fighter II : The World Warrior
- Ryu usava uma bandana branca na cabeça no primeiro jogo, mas em Street Fighter II ele passou a usar uma vermelha. Essa mudança foi explicada num dos jogos da série Street Fighter Alpha/Zero (inspirado pelo primeiro filme animado), quando Ken, em um dos finais de Ryu, dá ao amigo japonês sua Bandana vermelha que ele usava para prender seu cabelo.
- Sagat não tinha a cicatriz do peito no primeiro jogo, porque Ryu só desferiu seu Shoryuken no final do mesmo quando ele era chefe, dando pro caolho esse presentão pra vida toda .Já seu tapa-olho ele tem desde o primeiro jogo feito por um inimigo chamado Go Hibiki, Pai do Dan de Street Fighter Alpha/ Zero que falaremos mais pra frente.
- Você já dever ter se perguntado o porquê das series e personagens mudarem de nomes em algumas versões, mas aqui a gente explica: Os chefes de Street Fighter II mudaram de nome nas versões americanas por medo de levar um processo do boxeador Mike Tyson, uma vez que o boxeador Mike Bison era uma homenagem, ou brincadeira, a ele. Com isso, Mike Bison virou Balrog, o espanhol de Balrog passou a se chamar Vega e o chefe final, que era o Vega original, teve o nome mudado para M. Bison (o que gerou diversas interpretações para o M., de Master e Mister e por ai vai!Outros personagens que deram trabalho na mudança foram Gouki, que virou Akuma (Akuma é um dos tipos de demônios japoneses); e o amigo morto de Guile, que de Nash passou pra Charlie, americanização de Carlos Blanka.
- Não só de nomes trocados que se vive Street, como na época não era comum as estórias dos personagens serem bem trabalhadas algumas informações foram inventadas ao decorrer dos jogos: Por exemplo: Guile seria capaz de soltar o Sonic Boom após sofrer um acidente com um caça experimental, e Blanka seria na verdade Carlos Blanka um brasileiro amigo de Guile no exercito americano que teria sido seqüestrado pela organização Shadaloo de Bison e transformado no monstro Blanka. Dessa idéia saiu uma das histórias do filme Street Fighter com Jean Claud Van Dame de 1994,onde Guile é o personagem principal. Mais para frente falaremos sobre os piores filmes baseados em jogos, e lógico Street Fighter é um deles.
- Por causa da placa de áudio CPS – 1 ser bem ruimzinha, na época era uma das melhores, as vozes dos personagens eram difíceis de serem compreendidas e daí surgiram inúmeras interpretações dos golpes dos personagens pelos jogadores brasileiros: O Sonic Boom de Guile virou Alex Full, Tiger Uppercut de Sagat virou Tiger Robocop, o Hadouken virou Hambúrguer, Tatsumaki Sepukiako virou o Kequechupen, o headbutt do E. Honda virou Cuz Cuz ou PU PUI, e os melhores foram os de Dalsim,esse foi campeão: Yoga Fire virou Macumba Vai e Yoga Flame Macumba Vem .
- Você nunca se perguntou quem eram o loiro e o negro que apareciam lutando na abertura original de Street Fighter II? Eles eram Joe e Mike, respectivamente, ambos os oponentes dos Estados Unidos no primeiro Street Fighter. Essa abertura só foi substituída em Super Street Fighter II, com uma belíssima animação na qual o Ryu preparava um Hadouken.
Street Fighter II teve cinco atualizações nos fliperamas, que atendiam aos pedidos dos fãs e corrigiam bugs e problemas de equilíbrio entre os personagens. Junto do primeiro jogo, todas ganharam conversões para diversos consoles:
Street Fighter II’: Champion Edition de 1992, Além de trazer a possibilidade de jogar com os quatro chefes e de permitir executar reversals (quando você se levanta ou cancela um bloqueio emendando um golpe em seguida), pela primeira vez deixou que dois jogadores se enfrentassem usando o mesmo personagem, com outra cor para o segundo lutador
Street Fighter II’ Turbo: Hyper Fighting de 1992, Aumentou um pouco da velocidade da partida para os jogadores mais exigentes, novos golpes para equilibrar mais os personagens e apresentando pela primeira vez um sistema de escolha de diferentes cores para os personagens, permitindo assim que o jogador escolhesse a cor que mais lhe agradasse para seu personagem.
Super Street Fighter II: The New Challengers de 1993, contava com quatro personagens novos, Fei Long da China, Cammy da Inglaterra, Dee Jay da Jamaica e T. Hawk do México. Teve alguns updates na parte gráfica,vários golpes e movimentos novos (principalmente para os chefes, que também ganharam seus próprios finais), redução da velocidade em relação ao Turbo e pontos de bônus dados para combos (que agora tinham o número de hits contatos na tela), reversals e first hit (primeiro golpe da luta).
Super Street Fighter II Turbo de 1994, primeiro jogo da série a introduzir a barrinha de super para usar o Super Combo, um golpe muito mais forte que os outros , uma pequena cópia das concorrente SNK que já usava esse tipo atualização.A velocidade foi novamente aumentada, haviam combos aéreos e a possibilidade de evitar um agarrão ou diminuir seu dano. Por fim, um novo personagem secreto foi apresentado, AKUMA que só aparecia depois de você derrotar todos os personagens sem perder.Fácil né?
Hyper Street Fighter II: The Anniversary Edition, lançado Para comemorar os 15 anos de Street Fighter lançado em2003. É basicamente uma versão de Super Street Fighter II Turbo com a possibilidade de jogar com qualquer personagem de qualquer uma das versões de Street Fighter II.
Super Street Fighter II Turbo HD Remix de 2008 é o novo remake criado pela Capcom, todo redesenhado em alto definição e esta disponível apenas Online para Playstation 3 e Xbox 360. O jogo conta com toda jogabilidade original em gráficos novos desenhados pela UDON Comics que editou a revista em quadrinhos da série .Ele tem os 16 personagens originais de Super Street Fighter II Turbo e também o secreto Gouki mostrando como foi sua primeira aparição no mundo de Street
Além desses tivemos também as versões Hakeadas onde o jogador podia dar um Shoryuken com o Ryu e trazer com ele uma chuva de Hadoukens, o Guile mandava um Sonic Boom em seqüência e se você fica-se pulando sem parar o personagem ia subindo até você soltar o joystick. Era muito bom para dar umas risadas!
Para renovar um pouco o mundo de Street fighter, a Capcom resolveu lançar em 1995 o primeiro jogo da série Street Fighter Alpha, também conhecido como Street Fighter Zero . Os três jogos fizeram a ponte entre o primeiro Street Fighter e sua continuação, mostrando o que aconteceu com os participantes de Street Fighter e por que eles ficaram de fora de Street Fighter II, bem como as origens dos personagens de Street Fighter II. A série marcou principalmente por causa da jogabilidade revisada de Street Fighter II e seus belos gráficos 2D, com animações bem fluídas e sprites repletos de pequenos detalhes, tudo inspirado pelos outros jogos recentes que usavam a placa CPS-2.
Finalmente depois de 6 de Street Fighter II: The World Warrior surge o Street Fighter III: The New Generation. A seqüência da serie de maior prestigio no mundo dos games não agradou muitos os fãs, uma porque só continuaram os lutadores Ryu e Ken e outra foi por causa da queda das Casas de Jogos, os Fliperamas, no ocidente fazendo poucas pessoas jogaram esse game. Street III não é ruim,muito pelo contrario, ele conta com atualizações importantes na série como a inserção de vários personagens novos, o uso da placa CPS3 que proporciona ao game um maior número de quadros de animação com mais detalhes no cenário deixando, fluir muito mais as lutas, tem também uma qualidade maior na trilha sonora e nos sons deixando-os mais limpos e audíveis.
A jogabilidade é excelente, mais equilibrada entre os personagens, os especiais dão menos dano e os socos e chutes dão mais dano que o anterior. Foram adicionados também os Super Arts, 3 super especiais que cada personagem possui mas que só pode ser escolhido um pelo jogador., além disso temos o Parry que faz o personagem desviar dos golpes e contra atacar rapidamente, mais uma cópia dos jogos da SNK.
A revolta dos jogadores pelo fato de só ter o Ken e o Ryu da série antiga foi tanta que nas atualizações Street Fighter III: 2nd Impact trazia o retorno de Akuma e a entrada de dois novos personagens, além da volta dos Bônus Stages.Em Street Fighter III: 3rd Strike, a ultima atualização,trouxe de volta Chun-Li, além de mais quatro novos lutadores, algumas novas atualizações na jogabilidade e cenários e músicas completamente novos. Atualmente, Street Fighter III é um dos jogos de luta 2D mais jogados no mundo, inclusive com grandes campeonatos mundiais. Um de seus vídeos mais famosos envolve Justin, considerado um dos melhores jogadores de Street Fighter III, numa final na qual ele jogava com Ken contra Chun-Li. Justin conseguiu usar Parry contra cada um dos chutes da seqüência do Super Art de Chun-Li, o Hoyoku Sem.
Nesse meio tempo surgiram jogos 3D da série, o Street Fighter EX, que também teve mais duas continuações só que não está inclusa na “continuidade” da série Street Fighter, os Crossovers X-Men VS Street Fighter, Marvel VS Capcom 1 e 2, uma parceria inusitada entre Capcom e SNK que se aliaram para criar os Games Capcom VS SNK: Millenium Fight 2000, Capcom VS SNK 2: Match of the Millenium de 2001 criados pela Capcom e SVC Chaos: SNK VS Capcom criado pela SNK. Os dois Capcom VS SNK foram os que ficaram mais famosos, e também foram os melhor produzidos, apresentando gráficos que misturavam cenários com efeitos tridimensionais e sprites de personagens da SNK remodelados para o estilo da Capcom, na época já superiores em beleza estética aos da SNK. Com o fim do acordo, Capcom e SNK lançaram seus próprios crossovers internos: Capcom Fighting Jam e Neo Geo Battle Coliseum, usando personagens de cada empresa de vários jogos diferentes.
O Mais esperado de 2009, eles voltaram: Street Fighter IV esta chegando e promete abalar as estruturas mais uma vez do mundo dos games para os consoles PS3, XBOX 360 e PC. O Jogo já saiu nos Árcades do Japão e EUA e já foi aprovado pelos fãs da franquia. Muitos fanáticos tiveram medo e ainda estão cautelosos quanto ao novo jogo pois ele sai da velha estética do 2D,. Eu já li muita coisa na net e em revistas de pessoas falando que tinham medo que esse jogo se torna-se um novo Street Fighter EX que não trouxe nada de bom para série, aliás o jogo EX é muito ruim. Mas calma cocada, esse promete! Com 4 novos personagens Abel, Crimsom Viper , El Fuerte e Rufus,um novo chefe chamado Seth, e na versão de casa também estarão presentes Dan Hibiki e Gen, da série Street Fighter Alpha, além de Fei Long e o mestre de Ken e Ryu,o Gouken. O Game apresenta uma estética maravilhosa onde a tecnologia moderna chamada 2.5 D que trabalha com gráficos 3D em um plano 2D. A produtora promete que o game poderá ser jogado tanto por novatos como veteranos da época de "Street Fighter II".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja uma critica ou um elogio, aqui você sempre terá espaço para comentar!Obrigado!